sexta-feira, setembro 28, 2007

Loosing my Religion

É atribuída uma frase interessante a Russeau, que dizia abertamente que "o primeiro caba safado que cercou um pedaço de terra, devia ter levado uma camada de pau para nunca mais esquecer na vida" (tá ele não falou exatamente assim mas era isso que ele queria dizer).Há tempos atrás li em algum lugar que o mesmo deveria ter sido feito não apenas a quem fez isso, mas também com a primeira pessoa que se auto-intitulou "sacerdote" de algo, ou seja, à primeira pessoa que criou uma hierarquia, uma metodologia "do sagrado", o que poderíamos chamar de início da religião. O sacerdócio com certeza está entre as profissões mais antigas do mundo, não é preciso ir longe para comprovar o que estou dizendo, comunidades "primitivas" tribais, apresentam seus "Pajés" que são indivíduos diferenciados, com grande carga mística e com grande influência na sociedade destas comunidades.

A questão da moda é: O que é a religião e porque ela é tão importante? Uma das coisas que eu aprendi no mundo acadêmico é que até que chegue o dia que você tenha uma quantidade de trabalhos relevantes e vire alguém famoso, se torne referência em algum assunto, você é um merda e não pode chegar a nenhuma conclusão por conta própria. Bem, se por um minuto eu fosse alguém importante no mundo da "ciência da religião", eu concluiria simplesmente que a religião nada mais é do que a estrutural social que suporta, que ampara, o conceito de "Divindade" de forma coletiva.

Tudo que escrevi antes, foi a deixa para agora dizer que a religião é um "organismo" social, este organismo em si não está num contexto "divino". É interessante observar como o desenvolvimento da sociedade reflete na religião, e como essa se adapta ou se utiliza de mecanismos de defesa (o fundamentalismo por exemplo) assim como outras comunidades sociais tiveram que fazer durante toda a história para sobreviver.

Como uma coisa demasiada humana a religião tem seus problemas e virtudes. E mais do que isso, como uma organização muitas vezes sociamente hierarquizada, acaba refletindo posições pessoas de quem está no comando e por isso pode passar por fases mais apaziguadoras, e fases mais bélicas, mais conservadoras, mais liberais. A história está cheia de exemplos desses e não só no ramo da religião.

Mas e o que tudo isso tem a ver com o seu(e o meu) dia a dia? Estamos cercados pela religião, se não temos a nossa, com certeza esbarramos com quem tenha, seja na nossa família, no nosso trabalho, ou em qualquer lugar. A religião tem o seu papel seja no reforço do aspecto moral, seja na forma de permitir com que as pessoas compartilhem o seu pensamento com outras que tem uma filosofia de vida semelhante e que com isso reforce a experiência particular do "divino" num contexto geral social.

Muitos se perguntam então qual a importância da religião. Os Ateus dizem que ela não tem nenhuma importância, ou simplesmente sua importância reside em ser uma fonte de controle da moral para as pessoas de "mente fraca" (esse conceito é controverso e vale um post só para isso, fico devendo). Os religiosos dizem que a importância da religião é a comunhão com Deus, o conjunto de regras, o guia prático "chegue a Deus em 10 Mandamentos, ou 4 Evangelhos, ou 200 Suras". A verdade, a la Nietzsche, é que a religião é "humana, demasiada humana" e é aí que entra sua importância principal! Religião é CULTURA, religião não é um fóssil, é um organismo evolutivo de uma sociedade. Poucas coisas representam tanto um povo, uma identidade, do que sua religião.

Jesus Cristo, Moisés, Mohamed, entre outros, o que estes fizeram se não o fato de exteriorizarem sua experiência pessoal no "divino" a um nível universal e social (mesmo que não fosse as suas intenções)? Então quem está certo, se a inspiração é a mesma? A resposta é que não existe religião certa, ou melhor, corrigindo, não existe religião errada. Não se importe em querer mostrar que a sua está correta, e não se sinta atingido quando disserem que a sua está errada, seja feliz, e não viva o social esquecendo a experiência interior, esse é o grande erro que ocorre hoje em dia. E não esqueça: "Não cobice a mulher do próximo, ame a todos como a si mesmo, e seja tolerante e justo"

Que Alah nos abençoe!

Nenhum comentário: