terça-feira, setembro 25, 2007

Do lado certo da Sociedade

Diante da vasta mata de bananeira, Murici, estava eu perplexo. O segundo maior fragmento de Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco teria sobrevivido a séculos de devastação graças a dificuldade de acesso, que faz atolar até caminhonetes 4x4. Do outro lado, a fazenda de Renan Calheiros, que me deixava perplexo pela condição de Feudo medieval que deixava a região. Mas é coisa do Nordeste! Coisa da Europa! Bem, pelo menos um feudo é acima dos neolíticos índios. O que temos é democracia grega junto com poder católico com ética protestante com produção econômica de mercado. Parece que as coisas não param de acumular. Do outro lado é o MST, fortíssimo em Murici, preparando talvez uma revolução algo-chevique, ou revolução francesa. Disputas de poder das mais convencionais para a história humana.

Mas talvez que tentamos negar, que algum dia teremos que protestar, exigir que o mundo se torne mais justo, mais honesto, mais religioso, menos religioso, mais divertido, menos violento. Talvez pegando armas, talvez ficando com fome, talvez deixando de pegar ônibus.
Será que algum dia a sociedade brasileira vai tomar alguma atitude do tipo? Não adianta exaltar nossa condição preguiçosa. Um dia a casa cai, é apenas normal para o ser humano.

É uma verdade que nesses 14 mil anos de história e pré-história o homem não melhorou suas condições de vida, e hoje, não é um ser mais feliz do que já foi. O homem é capaz de sorrir no meio de cadáveres numa guerra e de cometer suicídio em meio a uma vida inteira de amor, carinho e segurança. O que houve com a época em que conseguíamos decorar a história inteira dos nossos antepassados, em detalhes, após ouvir uma única vez? Ou de conhecer todos os caminhos, pedras e árvores do nosso meio? O que nós sabemos hoje em dia? O que aprendemos na escola? Vale?

Eu ficar reclamando de Renan? Um dos milhares que já vieram antes no Brasil e não fizemos nada? Sou Contra reclamar. Para mim tudo está ótimo. Viva o Senado. Se eu achasse ruim iria protestar, tentar me eleger no senado, cometer um atentado, jogar um ovo na cara dele, deixar de pagar imposto, me matar, me fantasiar. Mas tudo está ótimo, tenho uma família que me ama, um playstation 2, que vou jogar agora porque já estou sem saco mais de escrever. Será que vou conseguir derrotar aquele bicho de Final Fantasy? Se não, vou ficar mais triste que o trombadinha da rua. Mas está tudo bem, não vou protestar sobre isso na rua. Hum, talvez minha cidade pudesse ser melhor, mas vou ficar aqui esperando o pessoal capacitado fazer alguma coisa, eu faço o meu. Jogar playstation 2.

Como eu disse acima do post, essas condições de estresse em uma sociedade nunca duram muito tempo, logo o povo se revolta e aí vai ficar tudo bem. Vou ficar aqui só esperando. Espero não morrer de tédio antes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Já dizia Macaco Simão: "É mole? É mole, mas sobre! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!"