sexta-feira, setembro 21, 2007

Viva o Brasil! Fica Renan! Abaixo a Mídia Golpista!

Um dia passando por uma loja vi na vitrine uma TV passando um vídeo de um show da banda Calypso, eu fiquei abismado, era uma superprodução com um telão enorme mostrando a cara de Joelma com aquela sua voz fanhamente sexy (sim estou sendo irônico) a primeira coisa que me veio a cabeça foi um show do U2... Naquele momento pensei comigo mesmo "cada País tem o U2 que merece".

Quarta retrasada eu vi um dos maiores papelões da democracia brasileira, mas depois que a revolta do momento passou... Pergunto-me se realmente não foi feita "justiça" com o senhor senador Renan Calheiros, pois o Brasil tem o presidente do senado que merece, já que vivemos num país que pratica a democracia das bananas e vive a ética do umbigo. Hã, como assim? Calma, vou explicar exatamente o que cada um desses conceitos significa.

É mais do que batido que a democracia é uma "merda", é baseada num conceito de maioria, mas se eu tiver 100 pessoas e 51 decidirem algo, as outras 49 precisam acatar a vontade dessa "maioria"? É justo isso? Sim, claro, segundo a democracia, o sistema mais perfeito que existe, isso é justiça democrática! A grande porcaria é que se a democracia é uma merda, seus concorrentes são ainda piores, então vivemos a máxima "dos males o menor".

Mas a incrível contribuição brasileira a essa "fantástica" idéia é a banana para o povo! "Panis et Cicensis"? Não meu "velho", é banana pra você! Os políticos só precisam do povo no período de eleições, e depois é banana (aquela com o braço mesmo) pra você. Aos mais pobres os cachos maduros, mas pequenininhos, que tem nomes bonitos como "bolsa escola", "bolsa gás", "bolsa família" porque como os grandes devem pensar, pra quem não tem nada um pouquinho já basta (E olha!!! Funciona!!!). Para a classe média? Um cacho verde e meio intragável, mas esse enorme: Impostos, e mais impostos! Vai reclamar? A economia está boa e isso é o que importa!

Na democracia das bananas as melhores bananas ficam para aqueles que “democraticamente” mudem sua ideologia. Vote na minha CPMF que você ganha uma enorme banana na Petrobrás, ou prefere Dnits? Quem sabe no Banco do Nordeste? Ah vai, na Caixa está ótimo não está? É banana de primeira! Não se prenda a conceitos ultrapassado de "o que é certo", "o que é bom para o povo", "o que minha consciência me diz", "não posso trair minha ideologia". Temos uma linda plantação de bananas e se precisar plantamos mais pés (nada como cargos comissionados) tem pra todos que possam dar algo em troca claro, afinal toda alma tem seu preço (em bananas)!

A incrível democracia das bananas funciona no Brasil graças a filosófica "ética do umbigo". Que é nada mais nada menos do que o pensamento: "o que importa é o meu umbigo". Se o umbigo é do outro? Quero mais que inflame! Só é errado nepotismo se o político não for meu tio, só é corrupto um governo se eu não recebo bolsa família, ou não ganhei meu emprego na prefeitura ou numa assembléia legislativa. Eu quero mais é ganhar o meu o resto é que se dane. Claro que qualquer um pode rebater que pior é deixar as pessoas sem nada, como muito se foi feito nesse país. Mas a verdade é que o certo também não é o assistencialismo e sim oferecer oportunidades iguais de educação e saúde a todos, para que cada um possa ter condições dignas de ter uma vida melhor, e isso é obrigação constitucional dos governos. Mas a ética do umbigo não permite se ver além... do umbigo.

As pessoas parecem esquecer que todo político um dia veio do povo, já foi da UNE, e já fez parte de algum movimento sindical (biografia básica de político, já reparou?), ou seja, o que eles fazem são o espelho de nossa sociedade, e não é nada mais do que muitos fariam se estivessem no mesmo lugar. Sempre dizem que o povo vota mal... o povo não vota mal, simplesmente não faz muita diferença em quem votar. E temos a manias de acharmos bonita a esperteza, quem se dá bem por burlar regras, a máxima do "não importa se 30 pessoas então obedecendo a fila, se um furou eu vou furar também".

Talvez a diferença do povo para os políticos, é que estes últimos chagaram num ponto que simplesmente perderam a noção do tamanho do seu próprio umbigo, e às vezes este pode até os engolir...

Nenhum comentário: